![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgN0sKud7KzDCKkhQZWU18yDUxl7tqEoqO_zIVWB6vvujcaWp-rQ7fjZoqR32_X_BOiSEvG0D17InitBomOYhCqQSkJBY6QVWl5DcQZtFvCH5wfINGzG07WStapIfkGm8qL0k7-TjBe5LU/s320/Marduk-Tiamat.jpg)
Marduk, como é apresentado na Biblia, é um deus protetor da cidade da Babilônia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia.
Era filho de uma relação incestuosa entre Enki e Ninhursag, cidade com este nome dedicava-lhe os primeiros doze dias de cada ano festejando. Criador do Universo, também podia ser chamado de Merodach e Bel, que significa, Senhor (aparecendo com este nome na Bíblia).
Era casado com Sarpanitu e começou por ser o deus das tempestades, tornando-se posteriormente no principal deus mesopotâmico, representando a fertilidade.
Com a ascensão da Babilônia à capital da coligação de estados do Eufrates sob a liderança do Rei Hamurabi (2250 a.C.), torna-se também o deus supremo do panteão de deuses mesopotâmicos.
O poder que tinha sobre todas as coisas foi conseguido por ter desafiado e ganho o combate com os dragões do caos, Kingu e Tiamat, como é contado no Enuma Elish , um poema épico que relata a criação do mundo.
Devido à vitória sobre a deusa Tiamat personificada num monstro ou caos primordial, divide-o em duas partes, com as quais forma o céu (onde coloca os astros) e a terra (onde estabelece a residência dos principais deuses).
Os deuses queixam-se, porém, de não terem quem os adore, pelo que Marduque cria o homem, para que os povos da terra os adorem e lhe levantem templos.
Torre de Babel, erguida na Babilônia em honra ao deus Marduk.
Marduk é chamado de Merodaque pelos hebreus (Isaías 39:1; Jeremias 50:2; II Reis 25:27).
Marduk, deus da vida, da luz, do Sol e aquele que orientava os destinos e conseguiu reaver os tijolos que tinham os destinos dos homens inscritos.
Estes tijolos simbolizavam o poder dos deuses e tinham sido roubados pelo pássaro-trovão, Zu.
Marduk foi declarado, por volta de 2000 a.C., Deus Supremo da Babilônia e dos Quatro Cantos da Terra, após vencer disputa entre os deuses pelo controle da Terra.
Marduk não se conformava, pelo facto de a família de seu tio Enlil e seus primos Nannar-Sin e Ninurta não deixar seu pai Enki ser o Supremo entre os deuses.
Nibiru, ou Marduk, era igualmente o nome de um planeta (o 12.º do Sistema Solar) de onde teria vindo o povo filho de An, os Anunnaki.
A Terra, os cometas e os asteróides teriam sido formados
pelo embate deste planeta com outro chamado Tiamat.
POSTAREI EM BREVE,
ALGO MAIS SOBRE OS ANUNNAKIS,
TIAMAT , TORRE DE BABÉL, DEUSES SUMÉRIOS
E O CÓDIGO DE HAMURÁBI !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário